A História do FESTIMEL

F E S T I M E L

Balneário Pinhal está localizado a 95 Km da Capital do Rio Grande do Sul, destaca-se pela significativa produção de mel, pela tematização da cidade, pelo artesanato local, por suas ações em prol do desenvolvimento cultura e da inclusão social através das artes e seus aspectos, em prol da cultural dos munícipes de todas as idades.  Um Município jovem, sua emancipação político-administrativa data de 22 de outubro de 1995 e foi criado pela Lei nº10.670 de 28 de dezembro de 1995 é formado por cerca de onze mil habitantes e na alta temporada que compreende o período de veraneio onde registrasse o aumento da população entre 60 e 70 mil pessoas.

Os munícipes estão distribuídos nos Distritos: Praia do Magistério, Túnel Verde, Pontal das Figueiras e a Sede.  Balneário Pinhal conta com importantes símbolos naturais e relevantes que lhe identificam como o Túnel Verde – patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul (Lei n° 12.680 de 29 de dezembro de 2006), sendo considerado um ponto turístico, pelo entrelaçamento natural da mata de eucaliptos, paralelamente à estrada através do aceso pela RS 040. Na sede do Município, podem ser observadas as maiores dunas móveis da América Latina. Além disso, ressaltam-se as lagoas Rondinha e da Cerquinha, que integram o conjunto das belezas naturais e hospitaleiras da cidade.

Ao longo de sua história, sempre atuou no desenvolvimento e aprimoramento dos Munícipes através de ações voltadas a diversidade, as manifestações artísticas, ao incentivo, ao desenvolvimento criativo e a valorização dos talentos locais.

E com este intuito em 1998, foi realizado o 1º Festimel inspirado no trabalho dos mais de 20 Apicultores de pequeno e médio porte, com destaque na época para em suas terras contar com o trabalho do maior produtor individual do Estado que registrava uma produção de 60/80 toneladas/ano, chegando a atingir 10.000 colmeias. Que registro em seus 10 dias de evento – de 22 a 31 de maio de 1998, cerca de 50 mil visitantes, que prestigiaram uma intensa programação artística, feira e exposição de artesanato local e produtos à base de mel.
Em 2000, o Festimel – Festival Estadual do Mel, contou com 60 mil visitantes que apreciaram e conheceram os produtos derivados do mel nas áreas de saúde, alimentação e beleza. Além de serem convidados a degustar receitas preparadas à base do carro chefe do evento – o mel e uma programação artística que movimentou a cidade e Região.

A 3ª edição, realizada em 2004 contou com exposições sobre as espécies de abelhas existentes e em extinção no Estado, tecnologia em maquinário para apicultura, feira de artesanato, curso de meliponicultura, shows musicais, mostra de carros antigos, rallye de veículos 4x4 e o 3º Festival de Bandas Marciais.
Com destaque para o 1º Favo Literário, que reuniu autores gaúchos para autografar livros e interagir com as crianças em atividades lúdicas.  

O 4º Festimel” - Festival Estadual do Mel, foi realizado de 12 a 22 de outubro contou com a participação de destaques da nossa música regional e com a 2ª edição do “Favo Literário” através da efetiva participação dos alunos da rede de ensino que a partir da leitura e conhecimento dos livros trabalhados em sala de aula, de fomentar o exercício do imaginário e o desenvolvimento da escrita e da leitura apresentaram seus trabalhos durante o evento. Bem como, a feira de artesanato, comercial, a exposição de produtos locais e fomento à produção local do Mel.
E com o objetivo de resgatar a tradição de grandes eventos, no Município e Região e de ações culturais que promovam e fomentem a interação entre os munícipes, visitantes e turistas, bem como a divulgação da qualidade do mel produzido no Município e a sua viabilidade de extração por suas propriedades medicinais e a sua indicação como um alimento altamente nutritivo que a Prefeitura do Balneário Pinhal realizará a 5ª edição do evento que será denominada como “5º Festimel – Feira do Doce e do Mel”.

O Festimel visa a valorização do trabalho que vem sendo desenvolvido nesta região e  o incentivo à apicultura como uma fonte espetacular de recursos provindos do mel e seus derivados e contará em 2019 com uma programação e atividades que corroborem diretamente no incentivo ao desenvolvimento do artista locais, de novos talentos e na valorização de nomes consagrados de nossa música,  a exposição e comercialização de artesanato local, mel e produtos gastronômico no Parque do Cidadão que receberá toda infraestrutura para sua realização e concomitante ao evento será realizado o 23° Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura e a 12ª Jornada Apícola do Litoral Norte na SAPP - Sociedade Amigos da Praia do Pinhal. O Festimel contará com o apoio da Associação Túnel Verde de Apicultores – ATVA, da Associação dos Agricultores Familiares do Túnel Verde – APIVERDE e da Associação de Cultura, Eventos e Promoções do Balneário Pinhal – ACEP.  

© Lara Rosa Lindenmeyer
LR Coordenação de Eventos, Comunicação & Gestão Cultural