RSS 5º Festimel Notícias de 5º Festimel Thu, 14 Nov 2019 21:54:05 -0300 Thu, 14 Nov 2019 21:54:05 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://festimel.com.br/rss Viva o Festimel! Mon, 14 Oct 2019 12:01:16 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/56/?viva-o-festimel.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/56/?viva-o-festimel.html “Futuro à Balneário Pinhal. Vida longa ao Festimel”. Com essas palavras a prefeita Marcia Tedesco encerrou oficialmente o 5º Festimel, agradecendo a todos os visitantes, organizadores, funcionários, voluntários, patrocinadores, expositores, à Melinha e às soberanas.

Marcia Tedesco ressaltou que investir em eventos e turismo é uma questão de gestão, adiantando que em 2021 teremos a 6ª edição da Feira do Mel e do Doce.

O secretário de Turismo Edison Machado agradeceu a todos e resumiu o 5º Festimel em uma palavra: Sucesso! Devido a projeção que o evento ganhou em todo o estado e até fora do Rio Grande do Sul.

A secretária de Educação Simone Santos agradeceu à comunidade escolar que se fez presente em todo o evento e à comunidade que reconheceu o trabalho para a realização da festa.

Na oportunidade, foram entregues troféus às 35 comissões do Festimel, à Melinha, às Soberanas, patrocinadores, expositores, apoiadores, Apiverde, ATVA, Emater, ACEP, Bombeiros Voluntários e Poder Executivo. A prefeita Marcia Tedesco também foi agraciada com um troféu por ser uma das idealizadoras do Festimel.

E a festa foi encerrada com os shows dos Grupos Alma Gaudéria e JJ e Só Vanerão.

Viva o Festimel!

]]>
Abertura Oficial - 5º Festimel Mon, 07 Oct 2019 20:52:22 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/55/?abertura-oficial---5o-festimel.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/55/?abertura-oficial---5o-festimel.html

5º FESTIMEL é sucesso de público no primeiro dia

Centenas de pessoas prestigiaram o evento que foi aberto pela prefeita Marcia Tedesco e contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa Luis Augusto Lara, Deputado Federal Pompeo de Matos, prefeitos do Litoral Norte, autoridades municipais, comunidade e visitantes.
Emocionada, a prefeita Marcia Tedesco agradeceu a presença de todos e falou da sua satisfação em resgatar essa festa que há 13 anos não acontecia no município: “Estamos honrando um compromisso com a comunidade”, disse ao abrir oficialmente o evento, que acontece até dia 13 de outubro, no Parque Cidadão, centro de Balneário Pinhal.

Logo após, o cantor e compositor Duca Leindecker abriu a agenda de shows do Festimel: “É muito especial tocar “Pinhal” na praia do Pinhal”, referindo-se à música que ele compôs na época que integrava a Banda Cidadão Quem.

Neste sábado, será realizado o Encontro de Prefeitos da AMLINORTE – Associação dos Prefeitos dos Município do Litoral Norte - com a palestra do secretário Estadual de Segurança Ranolfo Vieira Júnior sobre segurança no litoral.

#festimel #balneariopinhal #litoral #litoralnorters #litoralnorte

]]>
ATRAÇÕES LOCAIS - 5º Festimel Mon, 30 Sep 2019 11:09:09 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/54/?atracoes-locais---5o-festimel.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/54/?atracoes-locais---5o-festimel.html
Confira a lista de atrações locais que marcarão o tão esperado Festimel:

04/10 - DJ Ana Muhlen
05/10 - Os Parceyros
05/10 - DJ Fermy
06/10 - Cantata pela Paz
07/10 - Julia Prado e Banda
07/10 - Thaís Klein
07/10 - Take Heart - Show Gospel
08/10 - Guido Gremo
08/10 - Batidão Fandangueiro
11/10 - Show CIA A3
11/10 - Ricardinho & Darcinei
11/10 - DJ Ana Muhlen
12/10 - Nicole Bueno
12/10 - Edi & Juci
12/10 - Marcelo Maresia
12/10 - DJ Fermy

E muito mais!

Lembrando que o acesso ao parque custará apenas R$6,00, através de pulseira/dia.

Confira a programação completa em:
https://festimel.com.br/]]>
Programação do Festimel Mon, 23 Sep 2019 12:11:12 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/52/?programacao-do-festimel.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/52/?programacao-do-festimel.html Divulgação em Bom Principio / RS Mon, 23 Sep 2019 12:22:39 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/53/?divulgacao-em-bom-principio--rs.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/53/?divulgacao-em-bom-principio--rs.html
DIVULGAÇÃO EM BOM PRINCÍPIO / R$
 
Em meio a tantos preparativos para a nossa festa, fomos realizar a divulgação do 5º Festimel na 18ª Festa Nacional do Moranguinho, lá em Bom Princípio / RS
 
A recepção foi incrível! Agradecemos aos organizadores e a todos os presentes!
 
Faltam apenas 11 dias para o Festimel, e não podiamos estar mais ansiosos 😍
 
Já viu a programação do Festimel? Teremos inúmeras atividades que você não pode perder, incluindo Shows e Apresentações Nacionais e Estaduais!!!
 
Confira mais no link abaixo:
https://festimel.com.br/post/52/?programacao-do-festimel.html
]]>
Apicultura: Utilização e Sustentabilidade Thu, 19 Sep 2019 17:16:57 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/51/?apicultura-utilizacao-e-sustentabilidade.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/51/?apicultura-utilizacao-e-sustentabilidade.html Apicultura: Utilização e Sustentabilidade

 

Sustentabilidade

 

O mel é usado como alimento, pelas pessoas e animais, desde a pré-história.

 

No convivo com as abelhas (produtoras de mel) aprendemos a proteger os enxames, instalando-os em colmeias e manejando-as de forma que houvesse maior produção de mel.

 

A apicultura é uma atividade que inclui a criação, o manejo da abelha e enxames, a extração e comercialização de mel e seus produtos.

 

Essa atividade consolidou-se através dos tempos, e se expandiu no mundo, tornando-se uma importante fonte de renda para a agricultura familiar. Com a criação das abelhas, além do mel, é possível explorar produtos como: pólen apícola, geleia real, abelhas rainhas, apitoxina, cera e própolis.

 

*A Apicultura deve ser praticada em local livre de agrotóxicos, para não haver contaminação no MEL.

 

Esse fantástico trabalho realizando pelas ?abelhas?, eficientes polinizadoras e grandes aliadas da conservação do ambiente, é um componente essencial da biodiversidade e está a serviço da agricultura, na polinização das flores, contribuindo para a maior produção de frutas, legumes, grãos e hortaliças. As abelhas desempenham ainda um importante papel na conservação dos ecossistemas e no equilíbrio ambiental, porque buscam nas arvores e florestas seu alimento, possibilitando a perpetuação das espécies.

 

Definição e Origem

 

O mel é uma substância viscosa, aromática e adocicada, obtida a partir do néctar das flores que as abelhas melíferas produzem.

 

Seu aroma, paladar, coloração viscosidade e propriedades medicinais estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o originou e também com a espécie de abelha que produziu.

 

Tabela de Composição Nutricional

 

 

 

Utilização e Produtos Derivados

 

A utilização do mel, na nutrição humana, não deveria se limitar apenas a sua característica adoçante, como produto natural que substitui o açúcar, mas principalmente por ser um alimento de alta qualidade nutricional, rico em energia e inúmeras outras substâncias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos de nosso corpo.

 

O mel pode atuar, ainda, como sedativo, cicatrizante, antisséptico, digestivo e laxativo, ajudando no tratamento de gastrite e, como expectorante, combatendo a tosse.

 

No uso externo, acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves, além de ter uma importante função cosmética na limpeza e hidratação da pele e dos cabelos.

Além de sua qualidade como alimento, esse produto dotado de inúmeras propriedades terapêuticas, é aproveitado pela medicina popular sob diversas formas e associações com fitoterápicos. Tanto o mel como os produtos dele derivados, como o própolis, a cera de abelha, a geleia real são utilizados a milhares de anos.

]]>
Conheça Balneário Pinhal Thu, 19 Sep 2019 17:12:26 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/50/?conheca-balneario-pinhal.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/50/?conheca-balneario-pinhal.html No litoral do Rio Grande começavam as demarcações das terras onde a Estância das Cidreiras já figurava em documentos desde 1752.

O território de Balneário Pinhal é parte da então "Fazenda das Cidreiras", terras estas recebidas da Coroa Portuguesa em 1767, pelo almoxarife Manuel Pereira Franco, que não conseguiu se estabelecer passando a outros proprietários.

Em1808 por ordem do governo imperial, a Província do Rio Grande de São Pedro fora, dividida em quatro grandes municípios sendo que Santo Antonio da Patrulha ficara com o território litorâneo e a encosta superior do Nordeste. Balneário Pinhal então fazia parte do quadrante patrulhense.

Aqui na costa litorânea, no rumo do nascente, recortado por areias, campos, lagoas e matas, um majestoso mar demarcava o leste geográfico de Santo Antonio da Patrulha.

No ano de 1819 a "Estância das Cidreiras" vai a leilão público no Rio de Janeiro devido a sonegação de impostos e é confiscada pelo governo central.

Foi então que um tropeiro, Luiz Francisco Ferreira Saraiva, dá o lance decisivo e adquire as terras. Começava a ocupação e a exploração da Estância das Cidreiras.

Pela sucessão de bens as terras que hoje pertencem a Balneário Pinhal coube a um dos herdeiros: Joaquim Rodrigues Saraiva. Esta família fixou morada, mas aos poucos foi sendo desmembrada, entrando novos proprietários.

O primeiro lugarejo que se formou em Pinhal ficava a mais ou menos uma légua do mar, na Fazenda da Rondinha.

Em 1857 o distrito de Conceição do Arroio, Osório, se desmembra de Santo Antonio passando então a Praia do Pinhal pertencer a Osório.

No início do século XIX, a família Ebling, oriunda de Taquara adquirira as terras de um descendentes dos Saraivas e se instalara na Fazenda desenvolvendo atividades agrícolas e pastoris. Mais tarde as terras são adquiridas pelo Sr. Francisco Sgura Garcia, espanhol de cognome Paco, qe já era proprietário da Fazenda do Pinhal.

Com uma grande extensão territorial, o Sr. Paco desenvolveu várias culturas explorando as terras onde até uma salina foi construída às margens da fazenda da Rondinha que produziu sal para por vários anos pra o consumo e atpé mesmo para o comércio.

Foi na Fazenda do Pinhal o início do povoamento. Como havia muitas atividades e trabalhos diversos, muitas famílias ali residiam. Foi então construída pelo Sr.. Paco um centro social constituída de uma capela, um salão de festas e uma Escola.

Também plantou muitos pés de eucalípto para delimitar a estrada o que se trasnsformou no espetacular Túnel Verde, hoje cartão de visitas da cidade.

Mais tarde, em 1950, o Sr. Paco vende as terras para o Sr. Fausto de Borba Prates que tem dois grandes projetos: a urbanização da praia e o florestamento dos campos arenosos.

Já em meados de 1950 iniciava a urbanização da cidade praieira que teve o Sr. Fausto como administrador do grande empreendimento.

E, como engenheiro agrônomo estuda muitas possibilidades e depois de muitas tentativas, no final da década de 1960, o Pinus Eliotis dá sinal que vingara e dera certo. Assim adquire milhares de mudas provindas dos Estados Unidos, que passando por todo um processo de aclimatação, adaptação e crescimento é transplantada para os campos arenosos.

Em 1965 o distrito de Tramandaí se emancipa de Osório e a Praia do Pinhal passa a ter Tramandaí como sede admnistrativa.

Em 1988 o distrito de Cidreira se desmembra de Tramandaí, passando a Praia do Pinhal a ser um dos distritos do novo Município.

Com o passar dos anos, a comunidade de Pinhal começava a se organizar e pensar em sua emancipação política.

Uma comissão foi constituída pró emancipação e no dia 22 de outubro de 1995 foi realizado o Plebiscito onde população consagrava a vontade de seus moradores.

No dia 28 de dezembro de l995, através da Lei Estadual número 10.670/95 estava criado o Município de Balneário Pinhal.

Hoje uma grande floresta cobre imensidão das areias, criando divisas para o Município, criando empregos, mudando a paisagem, mas protegendo as lagoas e preservando as dunas.

E a cidade se expandiu constituindo a sede do Município

Atualmente a população está estimada em torno de 11 mil habitantes distribuídos nos distrtitos de Praia do Magistério, Túnel Verde, Pontal das Figueiras e a Sede.

È uma população eclética formada por pessoas de diferentes origens e etnias onde a força do açoriano tempera a têmpera dos balneários pinhalenses.

Quanto à denominação:

A origem do nome do Município é uma deferência à antiga Fazenda do Pinhal e não aos pinus plantados anos mais tarde.

(por Maria Cardoso Faistauer/pesquisadora)

DATAS COMEMORATIVAS

13 de junho - Dia do Padroeiro Santo Antônio de Pádua
22 de outubro - Aniversário do Município

Mais sobre Balneário Pinhal no Site Oficial: 
https://balneariopinhal.rs.gov.br/
]]>
O 5º Festimel, Feira do Mel e do Doce foi lançado oficialmente no Litoral Thu, 19 Sep 2019 17:02:59 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/49/?o-5o-festimel-feira-do-mel-e-do-doce-foi-lancado-oficialmente-no-litoral.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/49/?o-5o-festimel-feira-do-mel-e-do-doce-foi-lancado-oficialmente-no-litoral.html O 5º Festimel, Feira do Mel e do Doce foi lançado oficialmente no Litoral, nesta quinta feira, 29 de agosto no CLAC, Centro de Arte, Lazer e Cultura de Balneário Pinhal, com a presença de apicultores, empresários, autoridades e comunidade em geral.

A prefeita de Balneário Pinhal Marcia Tedesco agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento: “Não é justo passarmos quatro anos só pagando contas de gestões passadas. É preciso resgatar a autoestima da população, pois o Festimel é da comunidade e para a comunidade”, enfatizou Marcia Tedesco explicando o investimento que está sendo feito para a realização do evento, como o Projeto da LIC – Lei de Incentivo à Cultura - que cobrirá as apresentações artísticas e o repasse de verbas que será votado na Câmara de Vereadores.

Conforme a prefeita, os recursos que serão votados pelo Legislativo Municipal, na próxima segunda feira, são fundamentais para a realização do 5º Festimel e serão repassados para a ACEP – Associação de Cultura, Eventos e Promoções do Balneário Pinhal – entidade criada no 1º Festimel, para este fim. Cabe ressaltar que esta é uma prática adotada em outros eventos: os recursos para a realização do Rodeio Crioulo, por exemplo, são repassados pra o PTG Túnel Verde e os recursos para a realização do carnaval são repassados para a Associação Carnavalesca de Balneário Pinhal. Marcia Tedesco destaca ainda a busca incansável de patrocínio para a garantir o sucesso do evento: “Tenham todos a certeza que faremos o 5º Festimel com todo o brilho que a comunidade merece”, finalizou.

O 5º FESTIMEL será realizado de 4 a 13 de outubro, em uma área de 6 mil m² no Parque Cidadão, centro de Balneário Pinhal, com exposição de produtos apícolas, da agricultura familiar, artesanato e praça de alimentação. Além de dois palcos para apresentações artísticas.
Paralelo ao evento, serão realizadas diversas atividades apícolas, entre elas o 23º Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura, que reunirá apicultores dos estados do sul do país para debater as questões sanitárias, ambientais e novos mercados para o setor. Na oportunidade também será realizado o 22º Concurso Estadual do Mel, que vai eleger o melhor mel do RS.
No 5º Festimel também haverá Encontro de Prefeitos da AMLINORTE (Associação dos Municípios do Litoral Norte) e Encontro dos Secretários de Educação da região, além de eventos esportivos e culturais.

No próximo dia 4 de setembro, o 5º Festimel será lançado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a presença das autoridades estaduais e imprensa, ratificando assim o prestígio do 5º Festimel e tornando- o ainda mais conhecido pelos gaúchos.

]]>
5° Festimel Thu, 19 Sep 2019 17:00:48 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/48/?5-festimel.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/48/?5-festimel.html Soberanas no show do Guri de Uruguaiana convidando para o 5° Festimel no Teatro da AMRIGS]]> Assembleia sedia lançamento da 5ª Festime Thu, 19 Sep 2019 16:50:28 -0300 https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/47/?assembleia-sedia-lancamento-da-5a-festime.html https://festimel.com.br/noticia/visualizar/id/47/?assembleia-sedia-lancamento-da-5a-festime.html A 5ª Festimel, Feira do Mel e do Doce, que será realizada no próximo mês no município de Balneário Pinhal, foi lançada oficialmente na Assembleia Legislativa nesta quarta feira, 4 de setembro.

Representando a Casa Legislativa, a deputada Franciane Bayer (PSB) afirmou que iniciativas que incentivam o turismo são bem-vindas ao Legislativo Estadual. Em pronunciamento, a prefeita Márcia Rosane Tedesco de Oliveira contou a história da produção de mel no município e a representatividade do evento para a cidade e para o litoral.

A 5ª Festimel será realizada de 4 a 13 de outubro, em uma área de 6 mil m² no Parque Cidadão, centro de Balneário Pinhal, com exposição de produtos apícolas, da agricultura familiar, artesanato e praça de alimentação. Além de dois palcos para apresentações artísticas.

Paralelamente ao evento serão realizadas diversas atividades apícolas, entre elas o 23º Seminário Estadual de Apicultura e o 16º de Meliponicultura, que reunirão apicultores da região sul do país para debater as questões sanitárias, ambientais e novos mercados para o setor. Na oportunidade também será realizado o 22º Concurso Estadual do Mel, que vai eleger o melhor mel do RS.

Na 5ª Festimel também haverá encontro de prefeitos da AMLINORTE (Associação dos Municípios do Litoral Norte) e encontro dos secretários de Educação da região, além de eventos esportivos e culturais.

]]>