Desfiles Temáticos contam a história do mel na avenida
O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem, obtido inicialmente de forma extrativa e, muitas vezes, de maneira danosa às colmeias. Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a capturar enxames e instalá-los em “colmeias artificiais”. Por meio do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de manejo, conseguiu aumentar a produção de mel e extraí-lo sem danificar a colmeia. Com a “domesticação” das abelhas para a produção de mel, temos então o início da apicultura.
Produzido pelas abelhas como resultado do processo de polinização, o mel é conhecido como néctar dos deuses. Tão antigo quanto a própria criação, a história do mel foi resgatada e contada na avenida, nos desfiles temáticos do 6º Festimel.
Com o tema “Favo de Mel…uma história de sabor que viaja pelo mundo”, escolas do município, clubes de serviço e entidades associativas representaram durante o desfile as diversas etapas da história da apicultura. Trabalhadoras incansáveis, as abelhas são as grandes responsáveis pela magia de transformar o pólen das flores em néctar. E na avenida não foi diferente: abelhinhas, zangões e muitas flores coloridas desfilaram, dançaram e encantaram o público presente.
Ao som de Festimel: a festa das abelhinhas, composta pelo músico Fernando Espíndola, e com coreografia da diretora artística Aline Rosa, quase 400 participantes de todas as idades, acompanhados pela corte de embaixadores e da mascote Melinha, participaram dos dois desfiles realizados no sábado e domingo do primeiro final de semana do Festimel.
Conforme a diretora Aline Rosa, o tema, por si só, é encantador. “Na avenida, vamos viajar pelo mundo para saber quem são os países produtores do mel e chegar até Balneário Pinhal para conhecer um pouco desta fantástica e doce história”, pontuou.
Ao término dos desfiles, os participantes passaram pelos corredores da Feira do Mel e do Doce e encerraram participando de um flash mob na pista principal do 6º Festimel. Foi comovente!
A prefeita Márcia Tedesco se emocionou ao falar aos participantes. “Vocês estão lindos! Essa festa é feita para toda a comunidade de Balneário Pinhal e por cada um de vocês. Estou muito orgulhosa”, afirmou com a voz embargada. Na sequência, a gestora do município participou da coreografia do flash mob, que foi transmitida pelo fanpage oficial do evento no Facebook (@festimeloficial).
No próximo final de semana, nos dias 27 e 28 de maio, mais dois desfiles estão programados, com saída às 14 horas da rua coberta. A 6ª edição do Festimel se estende até o próximo dia 28 de maio, quando acontece o encerramento do evento. A Capital Estadual do Mel te convida a saborear essa experiência. Consuma mel, plante flores e assim as abelhas continuarão fazendo história.
Fotos: Sullyvan Soares