SOBRE A FESTIMEL
SOBRE A FESTA
O 1º Festimel foi idealizado com o intuito de atuar no desenvolvimento e aprimoramento dos Munícipes através de ações voltadas à diversidade, às manifestações artísticas, ao incentivo, ao desenvolvimento criativo e à valorização dos talentos locais, foi realizado, em 1998, e inspirado no trabalho dos mais de 20 Apicultores de pequeno e médio porte, com destaque na época para em suas terras contar com o trabalho do maior produtor individual do Estado que registrava uma produção de 60/80 toneladas/ano, chegando a atingir 10.000 colmeias. Que registro em seus 10 dias de evento – de 22 a 31 de maio de 1998, cerca de 50 mil visitantes, que prestigiaram uma intensa programação artística, feira e exposição de artesanato local e produtos à base de mel.
Em 2000, o Festimel – Festival Estadual do Mel, contou com 60 mil visitantes que apreciaram e conheceram os produtos derivados do mel nas áreas de saúde, alimentação e beleza. Além de serem convidados a degustar receitas preparadas à base do carro chefe do evento – o mel e uma programação artística que movimentou a cidade e Região.
A 3ª edição, realizada em 2004 contou com exposições sobre as espécies de abelhas existentes e em extinção no Estado, tecnologia em maquinário para apicultura, feira de artesanato, curso de meliponicultura, shows musicais, mostra de carros antigos, rallye de veículos 4×4 e o 3º Festival de Bandas Marciais. Com destaque para o 1º Favo Literário, que reuniu autores gaúchos para autografar livros e interagir com as crianças em atividades lúdicas.
O 4º Festimel” – Festival Estadual do Mel, foi realizado de 12 a 22 de outubro contou com a participação de destaques da nossa música regional e com a 2ª edição do “Favo Literário” através da efetiva participação dos alunos da rede de ensino que a partir da leitura e conhecimento dos livros trabalhados em sala de aula, de fomentar o exercício do imaginário e o desenvolvimento da escrita e da leitura apresentaram seus trabalhos durante o evento. Bem como, a feira de artesanato, comercial, a exposição de produtos locais e fomento à produção local do Mel.
O 5º Festimel – Feira do Mel e do doce, foi realizada de 04 a 13 de outubro de 2019, após 13 anos, um marco no retorno do evento no resgate a tradição dos grandes eventos no Município e Região com atrações artísticas para todas as idades, exposição, feira comercial e o Seminário Estadual de Apicultura.
Em 2023, chega a sua 6ª edição, de 19 a 28 de maio, e Associação de Cultura, Eventos e Promoções de Balneário Pinhal – ACEP em ação conjunta com Prefeitura do Balneário Pinhal realizará o evento, que contará com ações culturais que promovam e fomentem a interação entre os munícipes, visitantes e turistas, bem como a divulgação da qualidade do mel produzido no Município e a sua viabilidade de extração por suas propriedades medicinais e a sua indicação como um alimento altamente nutritivo.
Música Tema do 6º FESTIMEL
Letra
Fernando Espindola
Música
Thomas Facco
Interpretação/Voz/ Gravação
Grupo Alma Gaudéria
EVENTO
APÍCOLA
EVENTOS ESPORTIVOS
SHOWS E ESPETÁCULOS
ENCONTROS SETORIZADOS
DESFILE TEMÁTICO
EVENTOS INSTITUCIONAIS
MASCOTE E CORTE
Melinha
Mascote da
FESTIMEL
Pietra Carniel
Embaixadora do 6º FESTIMEL
Brenda Dias
Embaixadora juvenil do 6º FESTIMEL
Vicente Fernandes
Embaixador do 6º FESTIMEL
A CAPITAL ESTADUAL DO MEL
Balneário Pinhal, a Capital Estadual do Mel, tem uma longa história para contar, sobre sua origem.
Vamos viajar no tempo.
De 1808 a 1811, pertencemos ao Municipio de Santo Antônio da Patrulha. Mais tarde, integramos a Vila da Nossa Senhora da Conceição do Arroio, hoje Osório.
O tempo passou e em 1965, figuramos no mapa do município de Tramandal como Distrito. Em 1988, passamos a ser Distrito de Cidreira.
Finalmente, em 22 de outubro de 1993, tornamo-nos Municipio emancipado formado pela Praia do Pinhal (Sede), Praia do Magistério (Distrito) e Túnel Verde (Distrito).
Nossas belezas naturais distribuem-se por 100 Km² de área, O Túnel Verde, abraça os visitantes na chegada ao Município. O Lago Verde, rouba todos os olhares para suas águas. A Vila do Mel adoça o corpo e a alma dos viajantes. Dunas, as maiores da América Latina, são cenários naturais, para passeios e brincadeiras inesquecíveis. A Lagoa da Cerquinha, nos dá de beber, e a Lagoa da Rondinha, refresca os corpos em deliciosos banhos doces. O mar, acaricia os pés de cada um dos banhistas que se espalham nos 8 Km de orla maritima.
Na gastronomia, encontramos sabor e requinte, quando provamos o prato típico do Município: Filé de Peixe ao Molho de Mel. Esta gostosura, atende aos mais exigentes paladares. A sobremesa oficial, Mousse de Mel, merece todos os elogios quando degustada.
Atualmente, contamos com uma população aproximada de 8 mil pinhalenses. A economia local desenvolve atividades voltadas para a apicultura, comércio e serviços, construção civil, pesca artesanal, exploração e beneficiamento de madeira (Pinus Elliotis) e extração de resina. O Turismo de Eventos, recebe milhares de pessoas bi- anualmente, quando realizamos o FESTIMEL-Festival Estadual do Mel.